quarta-feira, 14 de maio de 2008

A delimitação teórica da minha humilde monografia

Tô postando esse texto aqui por que minha orientadora disse que se os "leigos" entenderem o que eu quero defender, a delimitação está boa...

Mas confesso que essa está muito a desejar... Eu estou a inumeras noites sem dormir... Peguei ontem 4 livros e tive que lê-los para hoje.

Em suma, to com preguiça e fiz nas coxas... mas mesmo assim eu quero tirar a prova... será que vocês entendem?

NOVA CONCEPÇÃO ACERCA DO DIREITO NATURAL E POSITIVO

A teoria clássica divide o direito numa dualidade.

O primeiro é o DIREITO NATURAL como sendo a carga de valores e princípios intrínsecos ao ser humano.

Esses princípios fazem parte da natureza humana e independe da cultura, costumes ou convenções.

O direito natural não esta estabelecido nas “leis mundanas” e se pauta primordialmente no conceito de “justiça”.

A “justiça” seria um valor transcendental, sendo incompatível com o mundo dos fenômenos. Se harmoniza com a realidade fática através de um sistema social e de valor, usando o mecanismo que as ligam: O DIREITO.

A justiça é valor arraigado ao “ser” em sua essência, uma vez que ambos são metafísicos.

Já o segundo, direito positivo, é o direito posto, o contrato social, a convenção, a lei escrita. Parte extrinsecamente do ser, é fático.

Se pauta também na justiça, mas busca uma maior equidade e tem como interesse não a do individuo, mas a da coletividade.

Defendo que o positivismo decorre do direito natural tornando-se no fim a mesma coisa.

Contrariando as teorias, vejo o direito natural como um fato histórico e cultural e o Direito Positivo como o meio de formalizar e instrumentalizar esses valores intrínsecos ao ser tornando-os extrínsecos, legítimo, exigível e, após ser efetivamente positivado, universal.

Como podem existir valores universais de justiça entre TODOS os homens? A justiça varia de acordo com o povo e região, de acordo com a cultura e momento histórico. Varia, inclusive, individualmente. O que é justo para uns não é justo para outros.

Como não levar em conta as diferenças históricas e culturais entre os homens? Sendo essas diferenças determinantes na formação de valores.

Ambos direito natural e positivo devem ser vistos sob um prisma histórico-evolutivo, em constante transformação.

O direito positivo, a lei especificamente, surge quando um fato é valorado pela coletividade e devido à essa valoração deve ser regulado para torná-lo mais próximo da justiça e equidade.

Segundo André Franco Montoro, o Direito é o social que se reveste de uma forma. É uma realidade construída ordenando as relações sociais segundo um sistema de valores superiores ao individuo e até mesmo ao grupo.

Esses valores podem ser primordiais, pressupostos do ordenamentos jurídico ou adquiridos através da experiência histórica.

Logo, o dito direito positivo corrobora o que o direito natural primeiramente versa, e o torna legitimo, exigível, universal e igualitário. Tirando-o do mundo intimo do ser, para o mundo fático.
O direito natural se pauta na justiça, mas esta justiça é em função do “eu”, como um instinto de auto-preservação.

Sem uma regulamentação, o direito natural se afastaria da equidade e justiça, uma vez que o interesse pessoal e o instinto interferiria em sua “aplicação”.

O direito positivo, então, traria esses valores para mais próximo do ideal de justiça, tornando-os efetivamente universais e aplicável da mesma forma à toda a coletividade, sendo objetivo.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Comentários aleatórios sobre nada específico

Tô atualizando sem ter NADA pra falar... é um post sem assunto por que creio eu toda a minha imaginação foi sugada pela semana de provas que passei.

Compensei o estresse dos estudos dançando por 09 horas ininterruptas na playground, fechando o dia com vovô RAJA mandando muito no seu live repleto das minhas músicas prediletas.
No dia seguinte já estava numa chácara curtindo o aniversário de uma amiga e depois de 4 dias sem dormir fiquei o Domingão quase todo hibernando...

Domingo quase todo, por que eu tive a felicidade de ser convidado a cantar numa ópera aqui da UNB, farei parte do coro na obra "Sweeney Todd"
------------------------------------------------

Finalmente vão deixar a pobre Isabela descansar em paz... O assunto já está dêmode, e a nova onda da mídia no momento é o pai malvado que por pouco consegue cometer o crime perfeito... Já pararam pra pensar nisso? Ele não seria descoberto se não fosse a doença de um de seus filho-neto... 02 Décadas prendendo sua filha no porão e NINGUEM notou

E os filhos-netos... como será passar a vida inteira sem nem mesmo ver o sol...

O homem é um ser cruel... É capaz de coisas inimagináveis...
------------------------------------------------

E o RRRRRRRRRRRRonaaaaaaaaaaaaldo!!! se envolveu com travecos... Que Escândalo... como se nenhum desses grandes artistas e atletas nunca procurassem por prostituição...

Tem que ver que para pessoas como ele, o sexo mais barato é o sexo pago. Chega lá, faz o que tem de ser feito, paga a "profissional" e vaza... pronto, acabou!! simples e limpo, sem imprensa confabulando se ta rolando um affair... Sem revistas de fofocas tirando fotos e essas coisas chatas

Mas... PUTA MERDA RONALDO!!! que mal gosto... se os travecos PELO MENOS parecessem com mulher... até dava pra você se desculpar...mas aqueles lá... PORRA RONALDO