terça-feira, 18 de novembro de 2008

A formiga e a Cigarra

A raposa, muito curiosa, fica ali do seu abismo observando os arredores. Acredita que o esperto aprende com os próprios erros, mas o sábio aprende com o erro dos outros...

Em meio à essas observações, notou uma coisa muito peculiar: A raposa viu que durante a primavera, as formigas trabalhavam arduamente, incansavelmente, dia após dia, sob sol e sob chuva.

Enquanto isso, as cigarras também trabalhavam, mas cantavam bastante, brincavam, contavam piadas e davam muitas gargalhadas.

Todos admiravam as formigas pela sua disciplina e comprometimento com o trabalho e repreendiam as cigarras pelas suas displicência e alegria. Tanto que até outros seres imitavam as formigas, exemplo, as abelhas coletando pólem, os esquilos nozes e os cães interrando ossos.

As estações se passam e o inverno finalmente chega.

As formigas presas no formigueiro tem alimentos em abundância e se fartam de tanto comer. Mas morrem de tédio.

Só sabem falar de metas e diretrizes operacionais para que na primavera as jovens formiginhas consigam ainda mais alimento e sigam seus passos.

Já as cigarras, não possuem abundância e até passam por uma ou outra dificuldade... Mas a cada dia é uma festa, todos ouvem suas gargalhadas quando estão reunidas relembrando das histórias da primavera que passou.

As formigas ouvem as gargalhadas e recriminam. Dizem para as formiguinhas que duranta a primavera tem que se trabalhar duro para garanti um bom inverno. Mas lááááá no fundo, sente um grande arrependimento e uma grande pontada de inveja.

A raposa comunga com as cigarras... De que adianta passar a primavera inteira procurando por riquezas quando se passará o inverno desprovido de um dos bens mais inestimáveis, Alegria, boas lembranças, bons amigos e uma história que vale a pena ser contada...

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho que na verdade a Raposa pensa em bem mais que responsabilidades ou farras. A raposa pensa apenas em viver à sua maneira, com seu mistério e suas caças.
E já assististe Vicky Cristina Barcelona? Achei Cristina a sua cara ;-)

Azrael disse...

adoro seus comentarios!! vc realmente conhece bastante dessa raposa hein ;)

irei procurar esse video

my mind disse...

"De que adianta passar a primavera inteira procurando por riquezas quando se passará o inverno desprovido de um dos bens mais inestimáveis, Alegria, boas lembranças, bons amigos e uma história que vale a pena ser contada... "

Az, Az, sempre concordo contigo xD

Voltei com o blog \o/
Mais feliz dessa vez ^^'
add ai tommbém o/
beijo!

Rê_Ayla disse...

te falei q gostei desse texto né?... =P

Beti Timm disse...

Meu anjinho!

Obrigada pela visita e pelas palavras bonitas! Adorei!
Tiro tudo da vida! A vida pra mim, como pra todos, é com altos e baixos, mas eu me apego mais aos momentos altos, me dizem muito mais!
Eu estou desenhando uma série intitulada "anjos", e te desenhei, isso é, um "anjo de coturnos"! Ficou muito bom! Me diz um endereço virtual, para onde eu posso te enviar o desenho e o convite da minha primeira exposição, agora no fim de novembro. Sei que vai ser difícil comparecer, (como todos meus amigos blogueiros), mas guardas de recordação!

Beijos anjelicais

Anônimo disse...

Anjo Azrael!
Eu tendo a ser uma cigarra - e seria se não houvesse a necessidade de sobrevivência e não fosse a cultura consumidora que assumi, ainda que tardiamente!
Mas sabe o que eu acho? Nem tanto nem tão pouco. Tudo é uma questão de ter o melhor da vida. Um pouco formiga, muito cigarra. Talvez seja o melhor, hein? rs...
Beijoconas

Anônimo disse...

gostei muito deste texto aqui, mas o anteiror, o da Eloa mexeu comigo, muito bem escrito por quem o escreveu, hehe...
fiquei sem palavras...


se quiser de uma passada em meu blog...

Pod papo - Pod música disse...

Há pouco tempo eu li um livro que falava sobre carreira, trabalho, metas, essas coisas. E o autor disse que está na hora de sermos funcionários meio formigas e meio cigarras. De que adianta ficar brincando e não conseguir o sustento suficiente? E de que adianta ter tudo em abundância e não se sentir feliz, viver em tédio. Temos que criar uma nova categoria de funcionários, as formigas cigarras (rsrs)..

Eu acho que nós temos que ter responsabilidades e ser comprometidos mas, devemos trabalhar com alegria, sorrindo, cantando (rs)!
E uma folga de vez em quando todo mundo merece.

Beijão!

Beti Timm disse...

vc merece meu anjinho rebelde e de coturnos...rsrs, fiz com muito carinho!
Quero te mandar o original do desenho! Tá aqui, pendurado no meu quarto-estúdio, mas quero que fiques com ele. se o quiseres me manda um endereço para onde eu possa mandar!

Beijão com carinho