terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Solidão na Vida Em Sociedade?

"Pessoas solitárias são mais predispostas a acreditar em eventos sobrenaturais, como anjos e milagres, sugeriu um estudo realizado nos Estados Unidos. Segundo o trabalho, os humanos estão ligadas umas às outras em um círculo que garante a sobrevivência, e a solidão corta esses laços, levando os indivíduos a buscar outras fontes de segurança.
Para o líder do estudo, Nicholas Epley, da Universidade de Chicago, viver em grupos foi essencial para a sobrevivência e para a segurança dos seres humanos no passado. Por isso, um possível isolamento completo poderia ser comparado ao assinar uma sentença de morte. Enquanto isso, o grupo unido sentia-se socialmente conectado, protegido.
Por isso, segundo ele, sentir-se isolado é um estado mental muito doloroso para as pessoas, podendo levar inclusive a danos físicos. Quando isso acontece, elas tentariam criar "novas" amizades, "humanizando" objetos próximos, como carros, animais e computadores, ou ainda acreditando em eventos sobrenaturais ou em figuras religiosas."(...)
Link

Essa noticia tem tudo a ver com o que eu queria falar =)

É engraçado como o ser humano funciona. Nossa espécie é essencialmente social, porém a sociedade no faz ser anti-social. Paradoxo? Aliás, o que é congruente?

Nessa semana eu vi dois fatos interessantes: a primeira foi quando estava no ônibus indo para o trabalho. Uma mulher entra e começa a bater o maior papo com o motorista e com o cobrador... Ela era super simpática, e quando desceu notei que as pessoas riam escondidas e o motorista começou a falar para o cobrador que a moça “tinha um parafuso desapertado”. E tudo só por ela ter sido simpática com um desconhecido.

Casos semelhantes acontecem em tudo lugar. Tem um senhor no prédio onde trabalho que ele é muito sociável (até demais) e fala com todo mundo como se fosse amigo de longa data. E eu sempre noto as pessoas desconfortáveis apenas pelo fato de uma pessoa desconhecida estar falando com ela normalmente. Eu mesmo, as vezes puxo conversa com estranhos apenas para ver a reação e geralmente é de se fechar e evitar o máximo de “contato”.

É engraçado, as pessoas reclamam de solidão, de tristeza, mas ao mesmo tempo não se fecham no seu mundinho doce. É lógico que a situação caótica em que vivemos é um motivo, mas não exatamente a causa.

É um fenômeno muito esquisito esse, as pessoas estão cada vez mais sozinhas e se distanciando mais e mais... Até mesmo de pessoas queridas. E está piorando com os avanços tecnológicos, a gente só mantém contato com a “sociedade” virtualmente, até namoro é virtual hoje em dia, festa virtual...

O contato virtual é tão intenso na nossa vida que os mais novos não sabem lidar com pessoas, não sabem como agir no meio de outras pessoas, e principalmente não sabem como agir com o parceiro e nós mais velhos (só um pouquinho né n.n) estamos nos esquecendo como é viver em grupo.

Falo isso pelos meus priminhos, eu nunca os vejo brincando na rua, mas eles já conseguiram terminar os jogos mais fodásticos do PS2. E a minha priminha que, pasmem, nunca brincou de pula elástico.

Os antigos (adoro chama-los assim) reclamam que as pessoas não se visitam mais, no tempo deles os amigos iam em sua casa, iam para a varanda e ficavam tomando um café com bolinhos e falando da vida alheia enquanto que hoje as famílias só se reúnem para ver Big Brother Vr. 8.0 na TV.

14 comentários:

Soyer disse...

Faço votos para um elogio a alienação.Só assim mesmo para se ter um mundo mais colorido. já era. Deixa eu checar meus e-mails aqui ou ver se já recebi algum scrap. hahahha

Anônimo disse...

claro, o que seria de nós sem os scraps sagrados de todo dia

Anna Clara disse...

eu não acho que pular elástico seja pior ou melhor do que zerar jogos fodásticos no ps2. são apenas coisas diferentes. não acredito que as coisas podem voltar a ser como eram antes, apesar de que pra mim café com bolinhos de chuva são uma perspectiva mais interessante do que saber quem vai ser eliminado do BBB hoje.

p.s.: li até o final sim azrael. isso é só eu e minha velha atitude pessimista ante qualquer felicidade, principalmente a alheia ;)

Soyer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Azrael disse...

são coisas diferentes, mas que tiram todo um gostinha da vida, toda uma historia que todos deveriam ter...

chega a achar sadismo as crianças ficaram "presas" em casa o dia todo em frente a uma tela enquanto o dia ta lindo la fora esperando a gritaria sempre presente entre a criançada

Mell disse...

Eu não falo com estranhos.Nunca te ensinaram a não falar com estranhos?

Eu acho que é mais ou menos assim que as pessoas pensam.Ou então, todos partem do ponto que as pessoas estão sempre querendo fazer mal umas as outras.

A mim parece que todos já nasceram muito magoados pra correr o risco tendo contados profundos e verdadeiros com as pessoas.

é...eu viajo..rs

Azrael disse...

mas a idéia é viajar =D

gabgets disse...

Não sei não; aqui pelo menos as crianças brincam lá fora. Mas fodam-se as crianças. Me cansa um pouco essa busca pelo passado onde as coisas eram melhores e as pessoas, menos alienadas. Gato, o coliseu tinha praticamente o mesmo objetivo que seu PS2, então sei lá, hoje em dia é tão pior assim? Será que podemos colocar toda a culpa do nosso isolamento nessa tecnologia? Porque ao mesmo tempo em que imagino um futuro em que celulares cozinhem miojo e sirvam de secador de cabelos, evitando o contato com o maior número de seres humanos possível, as pessoas vão mudando também, não só por causa deles. Ainda hoje você vê nas páginas de orkut: "Paixões; família, amigo, namorada..". Infelizmente, ainda é feio não cumprimentar todos quando você chega no trabalho, ou não falar tchau quando sai. Acredito que a sociedade ainda quer nos educar para sermos gentis e sociáveis.

Azrael disse...

mas eu nao tento buscar o passado, mas sim contruir um bom futuro...

eu culpo sim a tecnologia pelo isolamento social que todos se submetem, mas nao é a causa é uma das consequencia...

o mundo esta muito melhor, mas a nossa convivencia nao xD

ps: eu nao tenho PS2 u.u
ps II: fodam-se algumas crianças, que tem umas que sao fofas demais ^^

Loryne disse...

blé. são só coisas diferentes. há uma inversão de valores. mas é só a ordem natural das coisas. era impossivel que vivéssemos ainda a caçar mamutes!imagina se tivéssemos que fazer casamentos arranjados ainda hoje? toda aquela porcaria...se ainda houvesse escravidão.

todas essas mudançãs foram reflexos de inversão de valores. afinal, entre mudanças lentas e rápidas a humanidade constrói sua hstória.

eu não vejo as coisas por essa perspectiva.a tecnologia é muito ampla pra ser generalizada e desprezada.

a tecnologia e avanços científicos permitem coisas maravilhosas como transplante de orgãos pra pessoas doentes que iriam morrer.

¬¬


tá eu tô num mal dia.

hahaha

depois penso mais a respeito.

Loryne disse...

ps.: talvez fosse melhor que morressem.

XD

Loryne disse...

eu não quero tomar banho frio nem me corresponder por telegrama.

levante a mão que é contra o regresso à maneira antiga de fazer coisas!

o/

ok, acho que eu perdi o sentido do apelo feito no post.

Azrael disse...

ahahahah entendi o que quis dizer

eu nao falei em nenhum momento para "voltarmos aos velhos tempos" ou que sou contra a tecnologia...

mas eu so nao acho legal o homem, como animal social que é, se afastar dos seus semelhantes sabe e manter os laços mais intimos sempre escondido atras da tela de um Pc.

Ana disse...

A velha e boa forma de relações humanas ainda é a mais divertida.